09 junio, 2020

A Reforma Agrária é para produzir alimentos ao povo brasileiro”, afirma Stedile

https://www.brasildefato.com.br/2020/06/06/a-reforma-agraria-e-para-produzir-alimentos-ao-povo-brasileiro-afirma-stedile#.XtwVM53heYc.email

Por Pedro Stropasolas | De São Paulo (SP

A pandemia da covid-19 é "a expressão mais trágica" da crise civilizatória que vivemos dentro do capitalismo. A eclosão de novos vírus, antes desconhecidos, é parte do desequilíbrio ambiental provocado por um modelo agrícola fracassado de produção de commodities.
A análise de João Pedro Stedile, economista e membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST),  demonstra a falência do modelo hegemônica neoliberal que orienta a sociedade.
Em meio à falta de alternativas para manter uma relação equilibrada entre os seres humanos e a natureza, assentar famílias, garantir condições de vida digna para o trabalhador e a trabalhadora rural e abastecer de alimentos os bairros pobres por todo o país vêm sendo a principal luta dos sem-terra.
Nessa sexta-feira (5), o movimento lançou um plano "em defesa da vida do povo brasileiro", com medidas emergenciais para a construção do que o MST define como Reforma Agrária Popular, apontada como a principal alternativa para superar os efeitos da crise social e econômica, além de resolver problemas de emprego, renda e falta de alimentos para a população.

“Apesar do governo federal, nós queremos trazer para a sociedade brasileira uma reflexão no sentido de que se nos mobilizarmos alguns recursos na área da agricultura e da reforma agrária, nós conseguimos enfrentar de maneira melhor esses problemas”, afirma Stedile, e, entrevista ao Brasil de Fato.

No hay comentarios:

Publicar un comentario